O que a web fez pelo filme Avatar

Avatar não é um filme para criança. Mas o fato é que 3D atualmente leva todo tipo de público para ver qualquer tipo de filme. O que o público busca é a experiência 3D. E é isso que  está levando Avatar perto dos maiores números de bilheteria da história do cinema, ultrapassando Titanic, de 1997, do mesmo diretor, James Cameron. Avatar é recorde de público e de download ao mesmo tempo. Mas parece que até agora o download não atrapalhou a bilheteria (alguém contesta isso?). E o que a web fez pelo filme? No texto a seguir, alguns detalhes da enorme campanha de marketing digital feita pelo Avatar que ajudou (muito) na conquista do público.

O que o filme traz de novo, ou talvez de forma mais agressiva, é a massiva e mais ousada campanha de marketing social já vista para o cinema. Avatar usou todas as ferramentas tradicionais, mas algumas de modo bem peculiar, inovando. No Myspace, que é um espaço mais destinado para streaming de música, criou um layout diferente e ignorou a “característica música”, focando no público potencial da rede social. Na sua página do Myspace, você pode ver o trailer, participar do Forum, comprar ingressos ou ser direcionado ao site oficial com outro atrativos.

Avatar apostou na palavrinha mais querida do momento: “interação”. No site oficial, o público tem acesso a um trailer interativo. Depois de instalar o aplicativo externo ao site, você acessa a uma linha do tempo com trechos do filme. Depois de escolher o trecho e clicar para assistir, são oferecidos durante a exibição, outros conteúdos relativos ao filme que você pode clicar ou não para saber mais. Tem desde informações sobre os atores, até informações mais técnicas ou artísticas.

Uma outra importante ferramenta de divulgação é o site de trailers da Apple. De acordo com o Mashable, a primeira versão do trailer do filme no conceituado site foi tão disputada, que causou “congestionamento” nos servidores. Uma segunda versão foi lançada logo em seguida, mas com cenas mais avançadas sobre o que de fato iria acontecer no filme. Várias versões de trailer foram feitas pelo público (veja abaixo). Chame de mashups, remixes ou do que quiser. Quando o público se interessa dessa forma, um enorme passo já foi dado na divulgação.

Mashup de Avatar:

O twitter, ferramenta mais querida do momento, parece ter ocupado um papel menos importante na campanha. O número de seguidores é um sinal disso. São 21.000 contra os quase 900.000 do Facebook e do MySpace. Um versão em game para XBox também já foi lançada e tem seu próprio facebook e site.

As páginas do Facebook tem começado a desempenhar um importante papel na campanha de filmes. Além da agenda, por onde se pode convidar e informar sobre sessões ou festas, o perfil é completo, com videos, fotos, textos e tudo que um site mesmo tem direito. No caso do filme, foi criada uma “aba adicional” chamada “Avatar Live”, que é um link direto para um site da LG. O Avatar Live é uma parceria do filme com a empresa através do modelo de smartphone chamado LG Expo & Projector, que, como o nome diz, é smartphone e projetor ao mesmo tempo. Assista ao trailer no site da LG para ver como essa engenhoca bárbara funciona.

Através do Facebook e do Projeto Avatar Live e de parceria com a MTV, no dia 3 de dezembro, James Cameron, Zoe Saldana e Sam Worthington foram entrevistados ao vivo pelos fãs da rede social. E para completar a série “live” do filme, sua pré-estreia foi transmitida ao vivo pelo site Ustream e pela página do Myspace.

Num futuro bem próximo, um grande parceiro do 3D será o site Youtube. Além de ter começado a oferecer live streaming (cobertura ao vivo) para todo tipo de evento, inclusive pré-estreias de filme, o site se prepara para oferecer videos em 3D.

Há quem diga que o roteiro de Avatar é o mesmo de Pocahontas, da Disney, com pequenas alterações. Mas a campanha de marketing e o sucesso de público do filme é certamente inédito…

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