Sobre o “meme” classe média fascista

Desde a última campanha presidencial tenho escutado essa nova(?) forma de adjetivar a classe média carioca chamando-a de fascista. Daquelas coisas que, um dia alguém chamou, e pegou tanto que agora pra qualquer coisa, a classe média carioca é referida como fascista. O termo creio eu, tenha ficado forte depois do sério caso de preconceito contra nordestisnos que aconteceu com o resultado das eleições para presidente, assim como os ataques covardes feitos à presidente eleita Dilma durante sua campanha. E foi algo horrível mesmo, pessoas desandaram a dizer coisas na internet e no twitter que eu particularmente nunca pensei em encontrar assim dessa forma escancarada. A série de acontecimentos violentos no Rio de Janeiro recentemente trouxe de volta este mesmo tipo de discurso, esse mesmo debate, e isso num espaço de tempo muito curto.

Eu venho tentando encarar isso tudo com um certo senso crítico, afinal, sempre fui uma pessoa da classe média (assim como muitos que saem por ai chamando a classe média de fascista), mas nunca me identifiquei com nada com o que andam falando da classe média por ai. Acho que o termo classe média tem vários significados e vem se modificando cada vez mais, se partindo em mil pedaços. Tenho medo de classe média virar o inverso de tudo que é do bem, ou seja, a classe média é burra, a classe média não tem cultura, a classe média não tem valores, a classe média é materialista, a classe média é fútil, a classe média é racista, a classe média é homofóbica, a classe média odeia pobre, a classe média odeia o Lula, a classe média é toda tucana, a classe média toda votou no Serra, a classe média toda odeia o Lula porque ele foi pobre, a classe média… a classe média… Chega! Quanto exagero! E quanta ignorância. E quanto radicalismo.

Radicalismo, radicalismo, eu detesto radicalismo, eu detesto generalizações, com todas as minhas forças. Nunca nada é tão simples assim. E eu fico particularmente muito triste quando noto “ódio” neste tipo de discurso. Assim como a generalização “rico odeia pobre”, esse discurso de CM fascista me lembra a volta do discurso inverso que é “pobre tem raiva de quem tem dinheiro”. São memes…. e do pior tipo… Minha ideia aqui não é defender a classe média, nem muitos dos meus amigos ou mais ainda da minha família, pois críticas a alguns deles eu mesma as tenho (e quem aqui não tem críticas ou opiniões diferentes de pessoas próximas?), mas um comentário ou uma opinião equivocada não torna uma pessoa totalmente ruim (nem muito menos fascista, não que eles não existam). Na maioria das vezes que escuto alguém próximo falando algo que acabo sem querer identificando como parte do que está sendo chamado de “CM fascista”, eu fico triste e imediamente penso em como aquela pessoa está equivocada e sem informação e, tento da melhor forma possível, fazer um comentário que possa contribuir para ela que veja tudo de outra forma. Parece bobo, mas é o que posso fazer, e faço sempre. No fundo acho que tudo é uma grande grande falta de informação, ignorância mesmo. Tem muita gente que sai dizendo coisas e repetindo discursos que nem mesmo compreendem e muito menos param para conferir aquilo a fundo. É por isso que acredito que quanto mais a gente distribuir discurso do bem, mais chances ele tem de se propagar.

Vamos combinar também que a nossa mídia não facilita e que o povo brasileiro, quer a gente queira quer não, assiste TV mesmo, muito, o tempo todo. Fascista é a Plim Plim, não a classe média. O que falta é informação. O melhor contra-ataque à ideias que direcionam para um mal caminho é oferecer informação do bem. Vamos usar este espaço, essa grande rede que é a internet para mudar isso, isso sim ajuda e, pode até mudar cabeças. Acreditem, já vi acontecer muitas e muitas vezes.

PS: Antes de dizer por ai que fulano é fascista, tenha certeza de que sabe do que está falando. Basta uma olhadinha rápida no significado termo no wikipedia.

Deixe um comentário

Arquivado em cidade

Deixe uma resposta

